sexta-feira, 25 de junho de 2010

Solidão é pior do que nós imaginamos!

Estou escrevendo sobre a solidão pois é um mal que muitas de nós sofremos , não sabemos como lidar e acabamos deprimidas e depressão faz muito mal ao nosso coração.


Coração e mente

O peso da depressão na ocorrênciade infartos é tão grande que elapassou a ser fator de risco isoladoNão tem mais discussão: a Federação Mundial de Cardiologia agora considera a depressão fator de risco isolado para o coração.
Antes, ela estava entre as causas coadjuvantes do entupimento de artérias. A decisão baseia-se na análise de quarenta dos maiores e mais recentes estudos sobre a relação entre infarto e depressão. Constatou-se que 45% dos infartados têm quadros depressivos em seu histórico. "A depressão é tão importante na gênese do infarto quanto a hipertensão ou o colesterol alto", afirma o cardiologista paranaense Mario Maranhão, presidente da Federação Mundial de Cardiologia. Apesar de representar uma ameaça e tanto à saúde, a doença demora a ser identificada. É confundida, geralmente, com tristeza ou melancolia passageiras. O cenário é preocupante. Hoje, a depressão é apontada pela Organização Mundial de Saúde como a quinta maior questão de saúde pública. Em 2020, deverá ser a segunda, depois justamente das doenças cardíacas. Ou seja, os laços entre os dois distúrbios tendem a ser mais estreitos.

Quanto mais grave a depressão, maior a probabilidade de ocorrência de problemas cardiovasculares. Seu impacto sobre o coração não se explica apenas do ponto de vista da fisiologia, mas também do lado comportamental. "O deprimido faz tudo errado: não come direito, costuma ser sedentário, fumante e dado a exagerar no álcool", diz o cardiologista Maurício Wajngarten, chefe do departamento de cardiogeriatria do Instituto do Coração, de São Paulo. A depressão se caracteriza por sentimentos negativos devastadores. A pessoa é dominada pela apatia e pela irritação. É difícil levantar da cama e impossível encarar com humor as dificuldades cotidianas. Em muitos casos, ela se associa a ataques de pânico.
Como alguém nessas condições pode pensar em alimentos pobres em gordura ou em largar o cigarro? Onde encontrar ânimo para fazer ginástica?

O desequilíbrio da química cerebral, verificado entre os depressivos, desregula a química de todo o corpo. Para começar, a depressão aumenta a produção do hormônio do stress, o cortisol. Em altas quantidades, esse hormônio eleva a pressão arterial e os níveis de LDL, o colesterol ruim. Ele diminui, ainda, a quantidade de HDL, o colesterol bom. Como se não bastasse o cortisol, o organismo de um deprimido fabrica mais adrenalina, substância que, em excesso, pode acarretar arritmias cardíacas graves. O tratamento da chamada "doença da alma" ganhou uma arma poderosa no final dos anos 80, com a chegada ao mercado dos remédios da família do Prozac. Eles são, inclusive, mais bem tolerados por quem já sofreu um infarto. Difícil é mesmo o médico fazer – e o paciente aceitar – o diagnóstico de depressão.











fonte:http://veja.abril.com.br/080502/p_065.html

quinta-feira, 24 de junho de 2010


Para quem não sabe ainda onde assistir ao jogo amanha tenho uma ótima dica!


Pessoal, Venham almoçar e assistir o jogo do Brasil x Portugal no Riversides amanhã! Transmitiremos o jogo em telas no restaurante e dois telões localizados no Deck e no Mezanino. O Cardápio tem destaque para feijoada e mais três pratos típicos brasileiros e três pratos típicos portugueses. Esperamos vocês!

Stress que mal é este ?


Ultimamente tenho convivido com pessoas muito stressadas e que não sabem lidar com este mal, por isso fui pesquisar a fundo sobre este assunto.

STRESS E O CORAÇÃO

1. Quais os piores inimigos do coração?
Os piores inimigos do coração são a Hipertensão Arterial (pressão alta), o Diabetes (aumento do açúcar no sangue), a Dislipidemia (colesterol alto), o Tabagismo (cigarro), a Hereditariedade (herança familiar), a Obesidade, o Sedentarismo, o Etilismo (abuso de álcool) e o Stress.

2. Quais os principais problemas causados pelo stress ao coração?
Stress em linhas gerais é qualquer situação que esteja prejudicando a qualidade de vida de um indivíduo, podendo ser: físico, psíquico ou social. É necessário diferenciá-lo em agudo e crônico. O stress agudo é aquele causado quando a pessoa recebe uma notícia ruim, sofre um assalto, perde um ente querido, sofre um susto. O stress crônico é aquele do dia-dia quando as pessoas estão submetidas a várias adversidades como o “chefe”, o trânsito, o nervosismo, a ansiedade, a preocupação, a má relação conjugal etc. Todos esses tipos podem afetar o coração à medida que quando uma pessoa é submetida a uma situação estressante há a liberação de alguns hormônios fundamentais à nossa sobrevivência, mas que, se liberados em exagero, podem causar doenças e ser prejudiciais ao coração. Os principais hormônios envolvidos são a adrenalina, a noradrenalina, o cortisol e o glucagon. Eles podem causar um aumento momentâneo ou persistente da pressão arterial, da glicemia (açúcar do sangue) e dos triglicérides.

3. O stress pode causar infarto?
SIM. O stress agudo pode provocar um aumento importante e súbito da pressão arterial e da freqüência cardíaca, levando a reações de espasmo das artérias coronárias (que irrigam o coração) podendo levar a quadros de angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. O stress crônico pode levar ao descontrole da pressão e do diabetes, além de aumentar o nível de triglicérides podendo colaborar com o entupimento das artérias coronárias. Além disso, o stress faz com que as pessoas fumem mais, comam mais e inadequadamente, pratiquem menos exercícios físicos, não tomem remédios adequadamente e muitas vezes não tenham tempo sequer de ir ao médico.

4. Quando o coração denuncia o stress?
Existem muitos sintomas relacionados ao stress: Cansaço, insônia, baixa resistência, dores de cabeça, dores musculares, dores “de coluna”, Bruxismo (ranger dentes durante o sono), Restlesslegs (pernas intranqüilas), sudorese, tremores, má digestão, gastrites, úlceras, prisão de ventre ou diarréia, flatulência (gases), acne, pele envelhecida, rugas, olheiras, seborréia, queda de cabelos, enfraquecimento das unhas, Impotência Sexual, ansiedade, pânico, depressão entre outros. Especificamente o coração denuncia o stress quando o indivíduo passa a apresentar repentinamente pressão alta ou sintomas de batedeira. O stress pode causar muita oscilação no controle da pressão arterial e da freqüência cardíaca levando o indivíduo a apresentar queixas. Nos consultórios de Cardiologia são comuns os pacientes apresentarem queixas de formigamento nas mãos, nas pernas, no pescoço, dor no peito, nos braços, batedeira e descontrole pressórico, estando todos esses sintomas muitas vezes relacionados apenas ao stress com os quadros que podem se confundir com derrame e infarto. Comum também é a Dispnéia Suspirosa (aquela necessidade de fazer uma inspiração profunda e parece que o ar não entra, muitas vezes confundida com a falta-de-ar relacionada à doença cardíaca) altamente ligada ao stress. De qualquer forma somente com uma avaliação criteriosa feita pelo médico cardiologista é que esse indivíduo deverá tratar o stress uma vez que tenha sido descartada qualquer patologia cardíaca. E se houver doença no coração associada, o stress desse indivíduo tem que ser tratado também como um fator que pode estar aumentando o risco de desenvolvimento de novos problemas cardíacos.

Dr. Sérgio José Dias Pacheco Júnior
Cardiologista – CRM: 113.5fonte : http://www.drogal.com.br/padrao.aspx?texto.aspx?idcontent=908&idContentSection=1815


É importante reconhecer quando de fato ocorre o "stress" para combatê-lo e ajudar-se a si próprio.

* Reconheça suas limitações - Diante de problemas além do seu controle, não lute contra eles. Aprenda a aceitá-los até quando puder resolvê-los. Administre os seus sentimentos.

* Divida seu stress - Converse com alguém capaz de lhe ouvir e aconselhar.

* Pratique exercícios - Andar, correr, bicicletar ou fazer outras atividades ajuda no alívio das tensões, relaxando.Transforme as contrações faciais em sorrisos. Corpo e mente trabalham juntos.

* Medite - Fique só em silêncio e penumbra, pensando em coisas boas. Pensamento gera reação química, que gera sentimento, que gera comportamento. Os bons pensamentos levam a bom comportamento físico e mental.

* Repouso e alimentação - Repouse o suficiente e alimente-se bem. Tensão, irritação e insônia são situações stressantes.

* Distração - Reserve tempo para distração. O seu lazer é tão importante quanto o seu trabalho.

* Participe - Para evitar o tédio, tristeza ou solidão, procure ajudar, com o mundo e com algo ao seu redor. Não fique sem fazer nada.

* Organize as atividades - Fazer tudo ao mesmo tempo gera "stress". Faça uma coisa de cada vez. Dê prioridade às mais importantes para você, fazendo-as primeiro.

* Coopere - Quando as coisas não saem do seu jeito, tente a cooperação ao invés da confrontação, evitando discussões. A concessão reduz a tensão.

* Crie ambiente calmo - Evite discussões inúteis, agitação, não fale alto e procure leitura ou música que ajudem a relaxar.

* Respire bem - Respirar em seis ajuda a relaxar.Sente-se ou deite-se confortavelmente. Feche os olhos e movimente-os para cima. Inspire contando até seis. Pare contando até seis. Faça seis vezes e sentirá o resultado.

* Durma bem - Faça um relaxamento e com os olhos fechados e movimentados para cima conte inversamente de 30 até zero. Repita quantas vezes necessitar. Sentirá o resultado.

* Chore - O choro pode aliviar ansiedade e angústia, podendo evitar doenças como enxaqueca.O combate ao "stress" é sem dúvida um problema complexo e exige medidas individualizadas. Reconhecer o problema e tratá-lo é fundamental. Evite medicamentos. Se houver dificuldades procure um profissional competente.


Esta dica final deixo aos amigos descontrolados!


Quando as empresas optam por contratar pessoas que apresentem ter bom humor e maturidade para ter jogo de cintura, não é a toa. Muitas pessoas sofrem de estresse no trabalho, mas nem sempre por estarem sendo freqüentemente pressionadas ou com responsabilidades demais para elas, mas sim porque a sua personalidade não lhes permite tolerar certas coisas que acontecem no dia-a-dia dentro de uma empresa, e por não saberem como reagir, acabam aderindo ao estresse por causa da trabalho. A baixa resistência a frustração, aborrecer-se facilmente, isolar-se de outros, ter o foco na competição e não no resultado, falta de tempo para si devido a alta de organização dele próprio no que diz respeito a sua vida e seu tempo, afim de que este seja mais bem orientado, ansiedade constante e a baixa auto-estima são coisas que podem ser consideradas como causas do estresse no trabalho. Elas podem ser evitadas quando se adota uma outra postura de vida e uma outra forma de encarar as coisas, passar a se valorizar mais e a tratar os outros de forma melhor, talvez lhes dando um sorriso pode ser a solução para diminuir o estresse no trabalho, pelo menos. Mas em outros casos, as vezes a pessoa precisa de uma ajuda médica, um psicólogo talvez. Há empresas que tem psicólogos próprios ou convênios de saúde que cobrem consultas e tratamento. Se precisar de um médico não exite em procurar, afinal o seu rendimento profissional depende de você, e apenas de você.


Meninas esta é para todas nós!


Meninas ultimamente minha vida gira em torno de pesquisas para melhorar minha vida e meu coração, não somente o meu mas de todos que tem acompanhado meu blog pois quero alertar dos perigos que corermos todos os dias inocentemente.
Ontem me deparei com uma matéria que me chamou muito a atenção que foi a mensturação irregular e ovários pilicísticos , dois fatores que me seguem a muito tempo. Então lá vai espero que vocês leiam com atenção para entender que existem "N" fatores que nos prejudicam no dia a dia.



Menstruação irregular pode estar relacionada a risco de doença cardíaca
Ciclos menstruais irregulares podem aumentar em 28% os problemas cardíacos

Mulheres com histórico de ciclos menstruais irregulares podem ter maior risco de desenvolver doença cardíaca, segundo um estudo feito University Medical Center, da Holanda e publicado este mês na revista Fertility and Sterility.

Acompanhando, por uma década, mais de 23 mil mulheres, os pesquisadores descobriram que aquelas que apresentaram menstruação irregular no passado eram 28% mais propensas a ter doenças cardíacas do que aquelas que relatavam ciclos menstruais regulares mensais, mesmo que fosse regularmente mais longos (30 ou mais dias) ou sempre mais curtos (26 dias ou menos) que a média.

Os pesquisadores destacam que, apesar de os resultados terem demonstrado um risco relativamente mais alto para aquelas com menstruação irregular, a grande maioria dessas mulheres não desenvolveram doença cardíaca durante o estudo. De 4 mil participantes com menstruação irregular, apenas 150 foram diagnosticadas com doença coronariana cardíaca no período. E, entre 17 mil com a menstruação regular (entre 27 e 29 dias), 530 mulheres tiveram a doença. Segundo especialistas, mulheres que apresentam uma condição chamada síndrome dos ovários policísticos - associada à menstruação irregular, ou até falta dela - têm alto risco de doença cardíaca e diabetes tipo 2. Mas o novo estudo mostra que, mesmo sem a doença ovariana, aquelas que apresentam irregularidades na menstruação têm maior risco cardíaco.

As razões dessa relação ainda não estão claras, necessitando de mais pesquisas para confirmação. Entretanto, a pesquisa revelou que os níveis hormonais - assim como peso, pressão alta e colesterol alto - não ajudariam a explicar a relação entre menstruação irregular e risco cardíaco.

Vamos ficar bem espertas meninas! Bjs


domingo, 20 de junho de 2010

Aguenta Coração!



Muitas pessoas como eu ficam com medo das emoções ao assistir um jogo de copa do mundo mas pra aliviar este medo procurei algumas dicas de como torcer e não correr o risco de um novo infarto.

Copa: risco de problemas cardíacos é triplicado.

Confira dicas para proteger o coração quando a seleção brasileira entrar em campo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Munique, o risco de problemas cardíacos para torcedores homens é triplicado em dias de jogos da Copa do Mundo. Já para as mulheres, esse risco é duplicado. Fatores como a emoção à flor da pele, o excesso de comida salgada e o consumo de álcool contribuem para esse aumento.

Então, é importante ficar atento a algumas dicas para evitar a sobrecarga do coração ao assistir aos jogos da Copa do Mundo.

“É um perigo silencioso, mas que com algun
s cuidados pode ser evitado. Emoção, comida salgada e álcool aumentam o risco de problemas e é possível evitá-los. Quem é cardíaco deve tomar os medicamentos regularmente. É importante maneirar nas bebidas alcoólicas e no consumo de alimentos muito salgados e gordurosos”, explica o cardiologista Antônio Carlos Sobral Sousa.

Dicas para não sobrecarregar o coração durante a Copa:

Alimentos e bebidas 'proibidos'
Comidas muito salgadas (atenção ao churrasco e à pipoca)
Elas aumentam a pressão sanguínea.

Bebidas alcoólicas
Também aumentam a pressão e podem causar arritmia.
Cafeína
Não só o café, mas chás e refrigerantes ou bebidas que contenham a substância fazem o coração acelerar.

Medicamentos que podem ajudar
Podem ser usados calmantes filanerápicos, como o maracujá, por exemplo, que não precisam de prescrição médica. Quem já usa remédios para o coração pode consultar seu médico para saber se é possível tomar os medicamentos antes do jogo

Fonte:http://www.visitedores.com/conteudo.ler.php?id=143

Agora vou dar minha dica de como fazer uma pipoca ZERO gordura para quem gosta de assistir aos jogos com uma bacia no colo como eu.


1/2 xícara de milho de pipoca comum
1 colher de sopa de agua
Ervas secas para quem gosta
2 saquinhos de 1g de sal
1 pirex de vidro para microondas de dois litros.


colocar todos os ingredientes no recipiente com uma tampa semi aberta ou uma tampa de microondas das furadinhas e deixar por sete minutos na potência máxima.

retirar do forno com um pano pois fica muito quente o recipiente e pode comer à vontade vendo ao jogo.




sábado, 19 de junho de 2010

E agora, o que devo comer?

Muitos amigos que tem falado comigo diariamente e me perguntam: e agora o que voce pode comer ? Em fim ao receber minha alta meu médico me passou que teria que fazer uma dieta ZERO gordura e que eu poderia comer apenas 4g de sal por dia dividido por 1g em cada refeição. Encontrei um artigo muito bom e bem completo para cuidarmos do nosso coração e da saúde em geral.

Seu coração mais saudável do que nunca!

Alimentação equilibrada é garantia de um coração mais sadio e de
uma melhor qualidade de vida.

Quem nunca ouviu falar em antioxidantes e radicais livres? Agora, basta saber quem é o vilão e o herói dessa batalha. Os antioxidantes são substâncias encontradas em certos alimentos (vitaminas C e E, por exemplo) e tem, como objetivo, evitar o desencadeamento de reações químicas no organismo, que levam ao envelhecimento precoce, ao câncer e outras doenças.

As indesejáveis reações químicas são responsabilidade dos radicais livres, moléculas instáveis formadas normalmente durante a respiração e a digestão dos alimentos.

Antioxidantes

A seguir, conheça as principais fontes de antioxidantes, produzidas pelo nosso organismo e encontradas em nossa dieta:

Vitaminas A, C e E.
Carotenóides.
Fitossubstâncias/flavonóides.
Selênio (um mineral).
Glutationa (produzida apenas pelo organismo).

Vitamina A – É importante para manter o nosso sistema imunológico saudável e a nossa visão em perfeitas condições. As fontes dessa vitamina incluem:

ovos
leite enriquecido
vegetais verdes, amarelos e laranjas, além de cenoura, brócolis, batata doce e melão.

Vitamina C – Sua funções são diversas: combate os radicais livres, ajuda a elevar a taxa de HDL (o bom colesterol) e parece reduzir o risco de câncer. Ela pode ser encontrada em:

pimenta
tomate
brócolis
morango, kiwi e frutas cítricas

Vitamina E – Impede a formação de placas de gordura nas artérias coronárias (processo patológico conhecido com aterosclerose), evitando a oxidação do LDL (o colesterol ruim) e diminuindo a progressão das placas já formadas. Boas fontes de vitamina E são:

grãos integrais
gérmen de trigo
folhas verdes
nozes e sementes

Carotenóides – O betacaroteno é um palavra muito comum entre todos nós, mas raramente se ouve falar sobre a família dos carotenóides, da qual o betacaroteno é apenas um exemplo. As pesquisas mostram que os seus benefícios se devem à ação conjunta de muitos carotenóides produzindo um efeito antioxidante. O licopeno, por exemplo, é um carotenóide poderoso e tem propriedades anticancerígenas, podendo reduzir pela metade os casos de câncer de próstata, além de ser um forte aliado no combate às doenças cardíacas (o tomate cozido é uma fonte rica em licopeno). Outros carotenóides encontrados nas folhas verdes vêm sendo estudados e podem evitar doenças oculares.

Fitossubstâncias – Têm origem da palavra grega phyto (planta). Não são como as vitaminas e minerais, uma vez que não possuem valor nutricional. São compostos encontrados em frutas e vegetais e funcionam como antioxidantes, protegendo as células dos efeitos de oxidação e dos radicais livres do organismo. Recentemente, elas foram reconhecidas como agentes potencialmente protetores contra algumas doenças, desde algumas formas de câncer até o envelhecimento. As fitossubstâncias antioxidantes incluem muitos tipos de flavonóides, que são encontrados em:

maçãs
cebola e alho
frutas e vegetais
chá
vinho tinto (tomar um cálice de vinho tinto por dia faz bem ao coração, trazendo vários benefícios e combatendo doenças cardiovasculares. Lembre-se! o consumo deve ser moderado).

Selênio – É um mineral antioxidante que atua em conjunto com a vitamina E. Pode inibir certos tipos de câncer e retardar o processo de envelhecimento. É encontrado em: carnes e peixes, grãos e derivados do leite.

Glutationa – É um antioxidante produzido pelo organismo que está relacionado aos níveis de colesterol, à pressão sangüínea e ao sistema imunológico. Os pesquisadores acreditam que uma dieta rica em vegetais como o couve, repolho e brócolis pode aumentar a quantidade de glutationa.

Alimentos funcionais

São assim chamados, pois além de beneficiar nosso organismo com nutrientes de alto valor nutricional e matar a nossa fome, possuem substâncias que ajudam na prevenção e no controle de doenças. Os vegetais e as frutas possuem uma grande quantidade de vitaminas e minerais, por isso é importante ter uma dieta balanceada e variada, contendo todos esses componentes, pois cada alimento contém diferentes elementos protetores. O consumo DIÁRIO ideal deve consistir de:
Pelo menos 3 porções de vegetais verdes, amarelo-alaranjados, como espinafre, brócolis, abóbora e tomate. Uma porção equivale a:

1/2 xícara de vegetais cozidos
1/2 xícara de vegetais crus cortados
170 mL de suco de vegetais
1 xícara de folhas verdes cruas

Pelo menos 2 porções de frutas. Uma porção equivale a:

1 maçã média
1 banana ou laranja
1/2 xícara de morango, amora ou framboesa
cerca de 15 uvas
1/4 xícara de frutas secas
170 mL de suco de frutas

6 a 11 porções de pães integrais, cereais e leguminosas.Uma porção equivale a:

1 fatia de pão
15 a 20g de cereais
1/2 xícara de cereal cozido, arroz ou massas
4 bolachas crackers pequenas
1/2 biscoito
1 pão de hambúrguer
1/2 xícara de feijão cozido

Pelo menos 1 porção ou mais de raízes ou tubérculos, como batata, cenoura e beterraba. Meia xícara de um desses alimentos cozidos é uma porção adequada e suficiente.

Suplementos de antioxidantes: Fique alerta!

À medida que envelhecemos, o nosso organismo vai perdendo a capacidade de absorver os nutrientes dos alimentos, de forma que os suplementos são um meio fácil de fornecer a quantidade necessária.

Os nutrientes da dieta são balanceados, o que não acontece com o suplementos. Por exemplo, pode acontecer de se ingerir uma quantidade adequada de betacaroteno, mas não de outros carotenóides, como o licopeno, importantes na atuação conjunta com o betacaroteno para produzir seus efeitos protetores.

Um desequilíbrio causado por suplementos de antioxidantes pode até ser perigoso para sua saúde. Existem evidências de que o excesso de vitamina E pode causar derrame e que doses elevadas de vitamina C podem provocar cálculos na vesícula biliar.

Nem todas as pessoas possuem o mesmo ritmo e condições metabólicas. Existem aquelas que têm alergia ao consumir determinados alimentos, apresentam estilos de vida diferentes ou se encontram em condições desfavoráveis de saúde, fatores estes que dificultam a ingestão de uma dieta balanceada. Se você acha que um suplemento pode ser útil, fale com um especialista. Ele ajudará a avaliar a alimentação adequada a sua condição física e dará os conselhos necessários.

Fonte: http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/por_vida_saudavel/seu_coracao_saudavel.asp
Editora responsável: Dra. Elisabete Almeida - drabetty@lincx.com.br

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Será que eu faço exercício hoje?


Todos nós sabemos que exercício físico é essêncial ao nosso coração, mas o que muitas pessoas não sabem é como eles devem ser feitos e com que frequência devemos nos exercitar. Foi pensando nisso que eu resolvi correr atrás de respostas na internet pois tenho muitos amigos que fazem esporte e exercícios físicos apenas uma vez por semana.

EXERCICIO E CORAÇÃO
Autor: Prof. Dr. Domingo Marcolino Braile - Cirurgião Cardiovascular

A maioria de nós só anda de carro e elevadores e ficamos em casa ou no escritório sentados. Outros acham que, por terminarem o dia cansados, já fizeram exercícios que bastasse. No entanto, isso é inatividade física, o que é bastante prejudicial à saúde e aumenta o risco de ataque cardíaco. A pesquisa científica já provou que, comparada com a que faz exercícios regularmente, a pessoa de pouca ou nenhuma atividade física tem maior risco de ter um ataque cardíaco e maior risco de morrer imediatamente após o ataque cardíaco. Além disso, o exercício regular ajuda a controlar a pressão alta, o vício do fumo, e a diabete, a obesidade e as altas taxas de gordura no sangue.

Mas, todo mundo pode fazer exercícios? Se não houver contra-indicação médica, todos podem fazer exercícios? Se não houver contra-indicação médica, todos podem se exercitar. Quem deve consultar o médico antes de iniciar um programa de exercícios? Todos aqueles que tem qualquer problema cardíaco já conhecido, aqueles que tem dor no peito ou nos braços, ou falta de ar aos esforços, os que tem tonturas freqüentes, os que tem pressão alta ou nunca mediram a pressão, os que tem problemas nas juntas (articulações), os maiores de 60 anos que não estejam acostumados a exercícios, os que tem história familiar de enfarte ou angina abaixo dos 50 anos e os que tem problemas médicos que exigem recomendações especiais para exercitar-se. Todos esses devem consultar um médico antes de iniciar um programa de exercícios.

Qualquer exercício é bom para o Coração? O exercício para ser benéfico para o Coração e Pulmões, tem que preencher 3 condições: ser enérgico (que torne as pulsações do Coração mais rápidas, de 30 a 50 por minutos); ser mantido (por 15 a 30 minutos sem interrupção ) e ser regular (repetido pelo menos 3 vezes por semana).Qualquer exercício com essas características poderá ser realizado: andar de bicicleta, jogar tênis, futebol, pular corda, bicicleta estacionaria, ginastica. Exercício de pouco esforço ou muita interrupção não serve (por exemplo, andar lento, golfe, tênis em duplas, boliche, voleibol). Qualquer exercício uma só vez por semana, além de não adiantar nada, pode ser prejudicial, porque a pessoa sempre fará esforço intenso, sem condicionamento físico.

Decida-se hoje mesmo a iniciar um programa racional de exercício. Escolha o de sua preferência, consulte o seu médico, se for o caso e comece progressivamente, sozinho ou em grupo. Comece por exemplo, com 5 minutos de aquecimento (ginastica ou alongamento ou andar a passo moderado) seguidos de 15 minutos de esforço mais enérgico e termina com 5 minutos de desaquecimento. Faça isso ao menos 3 vezes por semana, aumentando progressivamente, o tempo do esforço enérgica cada semana, ate atingir 30 minutos por dia.Se você for obrigado a interromper por vários dias, recomece em nível inferior de esforço e vá aumentando novamente, progressivamente. Não tenham pressa, seja cauteloso. Esse programa é para toda a vida. Faça-o interessante e desejável.


Dedico este post ao meu marido Daniel Marvel e ao meu amigo Rafael Greiner.

Fonte: http://www.braile.com.br/saude/prof005.htm

Felicidade é bom e faz bem à saúde!

Resolvi escrever sobre a Felicidade hoje porque ganhei do meu marido de dia dos namorados um livro do Dalai Lama "A arte da felicidade", confesso estou amando o livro. Como minhas leituras não se limitam apenas nos livros que estou lendo eu sempre procuro explicações e mais opiniões na internet , vi este artigo que me chamou a atenção:



"A felicidade protege contra ataques cardíacos".

As pessoas que são mais felizes e satisfeitas com a vida têm um menor risco de
desenvolver doença arterial coronariana (obstruções nas artérias do coração por placas de gordura), quando comparadas com aquelas que tendem a ser menos felizes.Esta é a conclusão principal de um grande estudo realizado no Canadá.O estudo concluiu que o afeto positivo foi associado com uma redução da incidência de obstruções coronarianas (principal causa do infarto do miocárdio ou ataque cardíaco), após 10 anos de acompanhamento clínico.Pesquisadores da Universidade de Columbia (Nova York, Estados Unidos) seguiram clinicamente 1.739 adultos que não tinham histórico prévio de doença arterial coronariana.Os participantes foram submetidos à entrevistas estruturadas para avaliar suas reações em várias situações, utilizando uma escala de até 5 pontos ( 0 ponto, ou seja, nenhuma emoção positiva expressa, até 5 pontos, ou seja, um afeto extremamente positivo).O grau que os participantes expressaram as sua emoções positivas, quer verbalmente, em seu comportamento ou no tom das respostas, foi criteriosamente avaliado.Além disso, os pesquisadores avaliaram três medidas relacionadas ao afeto negativo, ou seja, depressão, hostilidade e ansiedade. Foram registrados 155 (8,3%) eventos agudos não fatais ou fatais de isquemia miocárdica (infarto do miocárdio, por exemplo) durante a observação, ou seja, uma taxa de incidência de 9,72 eventos por 1.000 pessoas/ano.Modelos de riscos proporcionais mostraram que, após o ajuste para idade, sexo, fatores de risco cardiovascular e os sintomas de afeto negativo, a taxa incidente de doença arterial coronariana foi 22% menor para cada aumento de 1 ponto na pontuação de afeto positivo.

Minha maior felicidade hoje é estar viva junto da minha família que eu amo tanto !

Fonte: European Heart Journal.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aos amigos publicitários,cuidado com o coração!


Hoje eu quero dedicar meu post ao meu marido Daniel Marvel a aos colégas de trabalho e claro todos os Publicitários!
Vou falar um pouco sobre o Estresse um grande inimigo do nosso coração.
Antes vamos trabalhar com dados: esse índice, de 70% (setenta por cento), é semelhante ao índice dos Estados Unidos e da Inglaterra. Ou seja, não é só aqui que esses dados são alarmantes. O estresse está presente no cotidiano da maioria das pessoas empregadas do mundo. Razões para isso? São várias.Além do estresse do trabalho, que envolve competitividade, obrigação de se aprender sempre mais, de se atualizar, de tentar ser sempre o melhor, de sofrer pressão de superiores ou de instituições maiores, de possuir enorme responsabilidade, dentre outros, o empregado também convive com o estresse desua vida social. Estresse esse que envolve segurança (própria e da família), as exigências culturais e sociais, a própria manutenção familiar, entre outros.Tudo isso é somado, e a carga que uma pessoa pode aguentar, é excedida em vários multiplicadores.Sintomas do Estresse:Físicos:Indigestão;Dores de cabeça;Alergias;insônia;Mudança de apetite;Esgotamento físico;Gastrite;Taquicardia;dentre outros.Psicológicos:Memória fraca;Desmotivação;Autoritarismo;Introspecção;Isolamento;“Tiques Nervosos”dentre outros.Com os sintomas citados acima, podemos ver que o estresse é bastante prejudicial em uma carreira profissional, e que deve ser tratado com afinco por ambas as partes (empresa e funcionário).Em uma outra pesquisa, realizada na Grã-Bretanha, diz que os estressados faltam mais ao trabalho. Também diz que o estresse é maior em pessoas que passam mais tempo no mesmo emprego. Tiramos algumas conclusões: o estresse é inimigo do rendimento e consequentemente é maléfico à empresa e ao funcionário.Pensando assim, empresas modernas estão tentando minimizar esses sintomas, criando um ambiente mais agradável, com técnicas que variam entre relaxamento e até ginástica. Existem outros programas que visam mudanças físicas no ambiente de trabalho, como a criação de uma área de convivência, criação de programas para a convivência, diminuição de divisórias, dentre outros.O combate ao estresse é essencial, tanto para a empresa quanto para o funcionário. A empresa quer um empregado produtivo sempre. O funcionário quer um ambiente agradável sempre. O lucro e a saúde devem andar juntos.
Espero que eu tenha dado uma boa dica pra voces todos irem com calma e por mais loucura que seja o dia de voces , sempre procurem uma brecha pra descontrair com o mínimo que seja para não tornar o trabalho o pior inimigo da sua saúde !

Beijo Grande a todos os amigos da Agência BOCA que nesse momento me acompanham e torcem por minha plena recuperação.

Fonte:http://www.esteticabr.com/estresse-e-o-trabalho/

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Peso , meu maior inimigo!

Hoje eu acordei naqueles dias terríveis pensando logo no meu tamanho e em como eu estou parada sem me exercitar. Agora posso caminhar apenas 10 minutos quase nada gasta nenhuma caloria. Apesar de estar comendo coisas mais saudáveis e menos eu ainda não vi uma redução gratificante de peso, e como eu tenho que me cuidar preciso reduzir medidas urgente .Começo a ficar meio paranóia com isso, procuro maneiras e mais maneira mas como diminuir tão rápido ficando parada? isso me da uma angústia terrível. Andei olhando algumas dicas de médicos em sites e claro todos dizem que devemos procurar uma nutricionista para nos preparar uma dieta de acordo com nossas medidas. Esta semana sem escapar terei que conseguir uma com a máxima urgencia e ir consultar .

A alimentação é a primeira conduta para atingir uma vida mais saudável.

Uma dieta com menos gordura animal (saturada) e colesterol, menos calorias e mais rica em verduras, legumes e trutas (fibras) pode atenuar o aparecimento da aterosclerose e das doenças coronárias.

Seguir uma alimentação balanceada e adequada não significa renunciar aos alimentos mais gostosos, basta prepará-los de forma diferente e incorporar alguns hábitos novos para reduzir os riscos de infarto.

O que é colesterol?

O colesterol cumpre funções importantes como a produção de hormônios, a fabricação de vitamina D e o transporte de gorduras do intestino para o fígado, músculos e tecido adiposo. Entretanto, quando em excesso, o colesterol pode causar doenças como a aterosclerose, que é a deposição de placas de gordura na parede das artérias e que pode levar ao infarto e ao derrame.

Qual a diferença entre o LDL e o HDL?

O LDL é conhecido popularmente como “colesterol ruim”, pois seu acúmulo bloqueia o fluxo sangüíneo e estreita as artérias. O HDL é conhecido popularmente como “colesterol bom Tem a função de conduzir o colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito".

Certos componentes alimentares (denominados funcionais) têm mostrado melhorias na saúde tornando-se ótimas alternativas dietéticas:

- Óleo de peixe: rico em ácidos graxos ômega — 3, podem melhorar
o perfil lipídico e reduzir a pressão arterial;

- Soja: leguminosa rica em isoflavonas e fibras exerce ação sobre as gorduras do sangue;

- Fitosteróis: são extratos vegetais naturais de semente de girassol e grãos de soja que reduzem a absorção do colesterol;

- Alimentos antioxidantes: são substâncias que amenizam a oxidação celular,
reduzem a presença de radicais livres prevenindo o aparecimento da aterosclerose.

Para seguir uma alimentação mais saudável procure comer devagar e mastigar bem os alimentos fazendo 5 a 6 pequenas refeições por dia. Faça três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) intercaladas com pequenos lanches (uma fruta, um suco de frutas ou um iogurte desnatado) no meio da manhã e no meio da tarde, completando assim uma dieta mais saudável.


Fonte: Uniclínica

segunda-feira, 14 de junho de 2010

4g de Sal no Dia dos Namorados

Sábado completou uma semana que recebi alta do hospital e desde então estou em casa. Meus dias tem sido de muito repouso e alimentação super controlada, pouco sal apenas 2g por dia dividido entre almoço e janta, e zero de gordura.
Tenho tido uma comunicação direta com meu médico através de emails. Minha próxima consulta é dia 1 de julho. Ele me recomendou esta semana a comer 4g de sal apenas, dividido 1g por refeição e caminhadas de 15 a 30 minutos de 3 a 5 vezes por semana. Estava assustada de sair pra rua apesar de anciosa. Fui com minha mãe levar as meninas na escola que fica a uma quadra da minha casa , foram 10 minutos de caminhada e eu cansei bastante , voltei para casa bem ofegante e sentindo um pouco de falta de ar mas isso tudo está dentro do normal, imaginem só fazem duas semanas que eu infartei.
Ja estou me adaptando ao sabor dos alimentos, é uma questão de costume na verdade. No dia dos namorados eu fui presenteada com algumas peças de sushi e sashimi que estavam simplesmente maravilhosos! Obrigada a toda equipe e principalmente a Christine Immich Gerente do Riversides Shikki Café pelo mimo. Eu simplesmente amei!
Enquanto eu degustava as maravilhas da culinária japonesa minha família reunia-se na sala de jantar para comemorar o aniversário do meu pai comendo três Pizzas gigantes. Confesso que tive uma pontinha de vontade de comer um belo pedaço de pizza, também não sou de ferro! Mas pensei comigo "tadinhos tão felizes comendo veneno", pois aquilo é pura gordura e sal. Devemos ter muito auto-controle e principalmente amor a vida. (Um alerta ao meu marido Daniel Marvel, Vai com calma amor muito stress e alimentação gordurosa e com muito sódio te farão muito mal). Te Amo muito!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Eu ansiosa? Capaz!


Pois hoje eu resolvi trocar de assunto e falar sobre a ansiedade. Senão daqui a pouco o tema do blog vai virar culinária.
Então, eu sou uma pessoa muito ansiosa , inquieta , nervosa não consigo parar nunca. Estou sempre pensando no depois e tenho muita insegurança. Talvez isso tenha cooperado muito no meu infarto.
A ansiedade nada mais é que uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central conseqüente a interpretação de uma situação de perigo. Parente próximo do medo, (muitas vezes onde a diferenciação não é possível). é distinguida dele pelo fato de o medo ter um fator desencadeante real e palpável enquanto na ansiedade o fator de estimulo teria características mais subjetivas. A ansiedade é o grande sintoma de características psicológicas que mostra a intersecção entre o físico e psíquico, uma vez que tem claros sintomas físicos como taquicardia (batedeira), sudorese, tremores, tensão muscular aumento das secreções (urinárias e fecais) aumento da motilidade intestinal, cefaléia (dor de cabeça). Quando recorrente e intensa também é chamada de Síndrome do Pânico (Crise ansiosa aguda). Toda esta excitação acontece decorrente de uma descarga de um Neurotransmissor chamada Noradrenalina que é produzida nas Supra-renais, Lócus Cerúleos e Núcleo Amigdalóide.


COMO COMPREENDER A ANSIEDADE?
O nosso Sistema Nervoso Central e a nossa mente necessitam de uma situação de conforto e de segurança para usufruir a sensação de repouso e de bem estar.
Quando a nossa percepção nos alerta para uma situação de perigo a este estado acontece o estado ansioso. Evolutivamente faz muito pouco tempo que saímos dos tempos da caverna, onde os perigos de vida e a necessidade de luta eram uma constante. A excitação do Sist. Nerv. Central vinha como uma forma de estimular o nosso corpo para a luta ou para a fuga.
O que interpretamos como perigo hoje, transcende e muito o perigo de vida biológico. Perda de status, de conforto, de poder econômico, de afetos, amizades, de privilégios, vantagens, de possibilidade de concretizar interesses, de vaidade, são fatores mais do que suficientes em muitos casos para disparar o estado ansioso. Em estados de desequilíbrio emocional, o simples contacto com o novo, com situações inesperadas e desconhecidas são o suficiente para disparar estados ansiosos.
A principal característica psíquica do estado ansioso é uma excitação, uma aceleração do pensamento, como se estivéssemos elaborando, planejando uma maneira de nos livrar do perigo e da maneira mais rápida possível. Este movimento mental, na maioria das vezes acaba causando uma certa confusão mental, uma ineficiência da ação, um aumento da sensação de perigo e de incapacidade de se livrar do perigo o que configura um círculo vicioso, pois esta sensação só faz aumentar ainda mais o estado ansioso. “Mente acelerada é mente desequilibrada”.
Este movimento impulsivo de a mente se acelerar, de precisar ter tudo sob controle, para poder usufruir a sensação de repouso e conforto faz com que ela se excite e se o problema não tiver uma solução mental imediata como o que acontece na maioria dos casos teremos a chamada ansiedade patológica, que tende a se cronificar e piorar com os anos.

ORIGENS DA ANSIEDADE
A primeira é que a ansiedade poderia ter uma origem genética, ou seja, a pessoa herda de seus ancestrais uma pré-disposição para ter estes sintomas. Nestes casos as manifestações podem ser bastante precoces, sendo a pessoa desde cedo uma criança agitada, as vezes hiperativa, que chora com facilidade e as vezes até com dificuldade de dormir. A ansiedade precoce também pode se manifestar através da avidez de mamar e numa postura mais teimosa e possessiva ainda como criança. A segunda é uma infância carente e problemática onde as dificuldades dos pais, mas principalmente da mãe de passar afeto e suprir as carências afetivas da criança, vão fazendo com que ela vá se sentindo insegura e exposta e vá gravando e condicionando um sentimento de que coisas ruins e sensações negativas podem acontecer a qualquer momento.
A terceira é a dificuldade de incorporar fatos e intercorrências novas ou desconhecidas. O velho ou conhecido sempre traz a sensação de segurança e controle.
O novo por sua vez tem a capacidade de potencializar a sensação de medo no sentido de que algo ruim ou perigoso pode vir á acontecer. É mais ou menos assim, “Tudo que vem de mim é seguro e tudo que vem de fora e não está sob controle é perigoso". É a clássica postura do pessimista, como aquele personagem dos desenhos antigos de TV, a hiena Hardy, amiga do leão Lippy, que sempre dizia “Oh céus, oh vida, oh azar, não vai dar certo!" Traumas de infância, grandes sustos, perdas afetivas ou mesmo materiais também podem desencadear quadros ansiosos importantes, mas não chegariam a ser causas específicas A tentativa de se livrar deste mundo de sensações e sentimentos, que tenha características desequilibradas, desajustadas, são causadoras dos seguintes transtornos:

Transtorno Obsessivo Compulsivo
Transtorno Ansioso
Transtorno Hipocondríaco
Transtorno Histérico
Transtorno Fóbico

Fonte: http://www.ansiedade.com.br/

Hoje medicada ja por meu cardiologista eu tomo uma medicação pra ansiedade que se chama Lexotan (Bromazepan)

O que há de tão especial no Lexotan?
Os tranquilizantes benzodiazeínicos (praticamente todos os tranqulizantes usado na prática médica) são medicações bastante seguras que só não tiveram sua utilização mais disseminada devodo ao potencial de dependência que pode conferir, e que na prática é bem menos perigoso do que geralmente se supõe. Mas sendo os tranquilizantes aproximadamente equivalentes porque alguns são mais utilizado que outros? Basicamente devido ao marketing feito sobre eles. Como o princípio ativo do lexotan (o bromazepan) é relativamente suave e como quem mais prescreve tranquilizantes são os clínicos, cardiologistas e ginecologistas, à frente dos psiquiatras, a propaganda realizada com esta medicação proporcionou grande sucesso entre esses profissionais, primeiro pela eficácia conferida, depois pelo baixo potencial de dependência proporcionado.O que é ?
O princípio ativo lexotan é o bromazepam, um tranquilizante do grupo dos benzodiazepínicos.Para que serve ?
Pode ser usado para tratar os distúrbios de ansiedade de uma forma geral, porém como alguns deles como a Fobia Social e o Pânico por exemplo encontram melhor resposta a outros tranquilizantes. Por isso sua indicação tem se dirigido mais para o controle dos estados de tensão decorrentes de problemas da vida pessoal do paciente, bem como sintomas psicossomáticos dos aparelhos cardiovascular, respiratórios, genitourinário, gastroentestinal ou sintomas psicogênicos em geral que se manifestam através de alterações da menstruação ou dores de cabeça.Como é usado ?
A dose média empregada é de 3 comp de 3 mg ao dia. Porém de acordo com acada caso e não tendo o paciente um passado de dependência química a dose pode chegar a 36 mg por dia sob supervisão médica. Não deve ser administrado indefinidamente, mas antes de iniciar o tratamento o médico deve combinar com o paciente como será o tratamento, ou seja, na medida em que os sintomas forem controlados deve-se estabilizar a dose da medicação por um período de 3 meses aproximadamente. Principais efeitos
Como todo tranquilizante benzodiazepínico proporciona a agradável sensação de bem estar, juntamente com aumento da sonolência e relaxamento muscular. A dependência química que pode induzir não costuma causar problemas, ou seja, com uma lenta e contínua diminuição da dose o organismo geralmente não se ressente pela saída da medicação, o que caracteriza a dependência química. Quanto mais tempo e mais alta a dose, maiores as chances de se fazer uma dependência química, mas que conforme dita acima não costuma ser problemática. Contudo pacientes com passado de dependência química podem desenvolver psicológica também, o que complica a retirada da medicação. Por isso o acompanhamento do seu uso deve ser preferencialmente feito por psiquiatras, que conhecem os tipos de personalidade mais propensos ao desenvolvimento de dependência química.

Jamais tomem qualquer remédio sem antes consultar um médico pois não é porque faz bem para mim que vai fazer bem pra vocês também ainda mais remédios controlados com receita azul.

Para encerrar meu post de hoje deixo um beijo enorme para meu marido e minhas filhas que me acompanham todos os dias nessa luta diária que está sendo minha recuperação,amo muito vocês meus amores ! E quero dizer para meu amor que em 15 anos juntos a força de viver ainda é maior.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Onde comer Sushi?







O post anterior sobre sushi teve uma repercussão incrível! Resolvi postar uma dica de lugar onde servem sushis e sashimis maravilhosos eu particularmente adoro.

É o Riversides Shikki Café, que fica num dos bairros mais badalados e charmosos de Porto Alegre, o Moinhos de Vento, reduto de bares, restaurantes e cafés, sendo uma excelente opção para almoços, jantares e happy hours. Com cerca de 220 lugares em 3 ambientes (salão principal, deck e mezanino), o restaurante conta com buffet de antepasto, teppanyaki (grelhado japonês), ilha de massas, buffet de pratos quentes, buffet de sushi e sashimi (no jantar), buffet de sobremesas e também exclusivos pratos a la carte da culinária contemporânea para harmonizar com uma ampla carta de espumantes, vinhos, drinques e cervejas.
Rua Padre Chagas, 44Bairro Moinhos de Vento
Porto Alegre RS
(51) 3395-3885
shikki.cafe@riversides.com.br

Aproveito para mandar um grande abraço a Christine Immich, Gerente do Riversides Shikki Café por toda sua atenção e carinho com os clientes.

Pra quem estranhou eu ter mudado o layout do blog é o seguinte o Blogspot tem uma nova ferramenta que eu adorei, chama "Designer do Modelo". Você pode configurar cada ítem do seu layout e ainda escolher milhares de planos de fundos diferentes. Gostou do que eu escolhi? Tudo haver né? =)

Ai meu Deus, quase ia esquecendo! Desse jeito vou infartar de novo, ai Deus me livre! Quero mandar um beijo pra minha querida amiga Mary Mezzari que falou do Ui, infartei! no programa dela na Ipanema FM o "N Coisas". Por sinal não deixe de ouvir todos os dias as 12h. Cultura, informação, papo cabeça e até mesmo conversa jogada fora. É o programa de entrevistas da Ipanema, produzido e apresentado por quem tem uma carreira dedicada à promoção da efervescência cultural de Porto Alegre


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sushi pode!

Hoje dia 9 de junho acordei bem mais disposta, minha pressão está cada dia melhor. Estou me adaptando a comida com quase nada de sal. Posso consumir apenas 1g de sal em um prato de comida.
Uma dica de como medir é usar a tampinha da caneta BIC, ela cabe direitinho 1g. Depois do prato servido coloco aquele sal um pouco em cada cantinho do prato. A gente acaba acostumando, confesso que ja estou gostando dessa alimentacão mais natural. Até posso passar pra vocês o que eu comi ontem. Hoje o almoço estava uma delícia até porque minha mãe que esta dando uma força para meu marido é que faz minha comida todos os dias, e ela é uma super cozinheira.

Café da manhã: Mamão cortadinho com aveia, suco de soja, pão integral de preferência com mínimo de sódio com queijo quark e ainda um copinho de iogurte.

Almoço: Um bifinho bem magro ,
Arroz integral com caldo de feijão,
Saladas diversas e um soufle de claras com cenoura maravilhoso.

Sobremesa: Gelatina diet com maça picadinha , perfeito.

Lanche da Tarde: Iogurte com aveia

Janta: Sashimi e sushi os mais leves com atum que tem zero gordura
e depois tomei um suquinho de soja antes de dormir.

Gente, precisa coisa melhor? Isso é pra mostrar que podemos comer super bem e ao mesmo tempo cuidar da nossa saúde perfeitamente.

E por falar em sushi coloquei aqui em baixo alguns valores calóricos deste prato maravilhoso e que faz tão bem .

Sushi e Sashimi na nutrição

Atualmente o sushi é considerado uma comida japonesa, embora a sua origem não seja totalmente conhecida, foi no Japão que o sushi foi cultuado e onde é mais consumido.

O sushi é o casamento do arroz com o peixe cru. Este surgiu de forma a conservar o peixe e o arroz no tempo em que ainda não existia refrigeração, eram embalados em caixas de madeira, pois o ácido láctico produzido pelo arroz durante a fermentação ajudava a preservar o peixe.

O sushi é actualmente popular, não só pela sua apresentação e sabor mas também por ser considerada uma comida muito saudável. Uma das características da cozinha japonesa consiste na preparação dos ingredientes de modo a conservar a sua frescura, realçar o seu aroma e sabor. A dieta japonesa é muito saudável pois contem todos os nutrientes necessários numa refeição e possui alguns alimentos com propriedades muito benéficas ao organismo.

A comida japonesa é essencialmente composta por

  • Peixe - que é uma excelente fonte de proteína e a melhor de ómega 3, um tipo de gordura benéfica para o coração, que reduz o colesterol e a pressão arterial.
  • Algas - possuem vitamina C (importante para potencializar o sistema imunológico).
  • Gengibre (Shoga) - Utilizado para tempero age como antibiótico, anti-inflamatório e é antioxidante (combate o envelhecimento das células). É um óptimo digestivo
  • Soja - Reduz os níveis de colesterol LDL (mau) no sangue, evitando a acumulação de placas de gordura nas artérias.
  • Cogumelos - possuem ácido glutâmico que auxilia o sistema imunológico.
  • Chá verde - Ajuda no bom funcionamento digestivo, por causa da presença de substâncias chamadas catequinas. Possui também, uma acção bactericida e antioxidante e impede a proliferação de células cancerígenas.
  • Hortaliças - possuem bastantes fibras que fazem bem ao organismo, melhorando o funcionamento intestinal e controlando os níveis de glicose e colesterol no sangue.
  • Moyashi (rebentos de soja) - é um alimento rico em fibras e vitamina C. É consumido cru ou cozido, com carnes e legumes. Aumenta a produção de células de defesa do organismo.
  • Tofu (queijo de soja) - É fonte de proteína, minerais e vitaminas. Ameniza os sintomas da menopausa, protege contra o cancro e previne a osteoporose, é uma importante fonte de cálcio.
  • Arroz - Possui ferro, fibras, tiamina e niacina. Contém ainda a maioria dos aminoácidos essenciais e é também um hidrato de carbono (fonte principal de energia).
  • Missoshiro (Sopa de soja) - É composto por pasta de soja, algas, vegetais, tofu e peixe desidratado. É considerado um antioxidante, e garante o bom funcionamento do intestino e do cérebro. A soja é rica em isoflavonas (auxiliam na redução dos níveis de colesterol). Previne também doenças de coração e alguns tipos de cancro.

No entanto, mesmo fornecendo diversos nutrientes, o homem não pode viver só de sushi e sashimi, porque esta dieta japonesa é deficiente em ferro, pois não possui carne vermelha, a principal fonte de ferro). A falta de ferro é a causa mais comum da verdadeira anemia. Por isso é importante a variação e o equilíbrio na dieta com todos os alimentos essenciais para suprir as necessidades de cada um de nós.

Outro aspecto negativo é o shoyu (molho de soja) que ingerido em excesso auxilia na retenção de líquidos, devido á elevada quantidade de sódio que possui.

Apesar de todos estes factores negativos o sushi é uma comida leve e natural, de rápida digestão do organismo, é pobre em gorduras e calorias, e é a prefeita combinação entre proteínas (peixe cru), hidratos de carbono (arroz) e fibras (algas). No entanto deve-se ter cuidado com as frituras como o tempura e sushis que são fritos ou que contêm cream cheese ou maionese, porque neste caso temos mais a união do lipído que pode ser prejudicial.

Em geral é uma alimentação muito saudável e variada que utiliza 5 sabores básicos nos seus pratos: ácido, amargo, doce, quente e salgado. Existem vários tipos de preparação do sushi de acordo com calorias e recheio.

O Sushi pode ser definido como um bolinho de arroz coberto por peixes ou frutos do mar crus. Há, no entanto, vários tipos de sushis, que mudam de nome conforme a forma de preparo ou os ingredientes utilizados:

  • Niguiri: Pequenos bocados de arroz recobertos com fatias de peixes ou frutos do mar crus, sendo os mais comuns os de atum, camarão, enguia, lula, polvo, salmão e omelete;
  • Gunkan: Arroz enrolado por algas marinhas e recheado com peixe cru, frutos do mar, ovas de peixes ou legumes;
  • Uramaki: É um sushi às avessas. Neste tipo, o arroz recobre as algas, que, por sua vez, são recheadas com vários tipos de peixes, legumes e até frutas. No Brasil, a manga é utilizada na confecção deste tipo de sushi;
  • Temaki: Cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes;
  • Chirashi: peixes, frutos do mar e legumes espalhados por sobre o arroz de sushi.

O Sashimi são fatias de peixe cru degustadas com shoyu (molho de soja) e wasabi (raiz forte). Os japoneses comem alguns diferentes tipos de peixes crus. É óbvio que o peixe tem de estar o mais fresco possível:

  • Maguro: Atum;
  • Toro: Atum gordo (parte nobre);
  • Ika: Lula;
  • Ebi: Camarão;
  • Saba:cavalinha (espécie de peixe);
  • Shake:salmão.

A Tempura são frutos do mar e vegetais panados e fritos em óleo fervente. Foi introduzido no Japão pelos portugueses. Hoje em dia, tornou-se um dos pratos mais populares do Japão, e também, bem conhecido no mundo todo.

As Algas (kaiso) são uma importante parte da dieta japonesa, por ser muito rica em minerais. Várias espécies de algas são comidas de diferentes maneiras.

  • Nori: É a mais comum. São lâminas secas e finas de algas usadas nos “rolinhos” e em outros tipos de sushi.
  • Wakame: É utilizada nas sopas como a de misô ou em alguns tipos de saladas.
  • Kombu: É utilizada como ingrediente básico de sopas;

O Wasabi é um dos principais temperos da culinária japonesa. Feito de uma raiz forte, costuma ser utilizado em forma de uma pasta como condimento em sashimis e sushis. De qualquer forma, wasabi é também muito usado em outros pratos japoneses.

O Saquê é feito de arroz e água. Há vários tipos regionais de saquê. Sua graduação alcoólica varia entre 10 e 15% e pode ser servido quente ou gelado. Costumam ser servidos em pequenos potes ou em um recipiente chamado masu.

O Shari é o arroz preparado para confecção de Sushi.

Alguns tipos de sushi: