sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Fim de semana!

Chega o fim de semana e todos querem curtir, mas curtir não quer dizer descuidar da saúde então seguem algumas dicas de hábitos que fazem muito mal para nosso coração:

8 bábitos cotidianos que danificam o coração

Corazon1
Não existem dúvidas de que a vida atual segue um ritmo vertiginoso e muitas vezes pensamos que os maus hábitos que adotamos são a única forma de se adaptar a ela, mas não está certo: comer inadequadamente, fumar, beber muito álcool, trabalhar muito, viver sobre estresse constante, somente encurtarão nossos anos de vida e o rendimento de nosso corpo. Não acredita? Pois siga lendo este artigo e confirme.

Sedentarismo

O sedentarismo é uma das principais causas da aparição de numerosas doenças que se convertem em mau funcionamento de nosso sistema circulatório: diabetes, arteriosclerose, obesidade. O fato de realizar exercícios físicos habitualmente ajudará a eliminar a gordura depositada nos tecidos, além de fortalecer o coração e flexibilizar os vasos sanguíneos.

Fumar

Planeje parar de fumar
Planeje parar de fumar
O terrível hábito de fumar, não somente se relaciona com insuficiências respiratórias, como também vários estudos demonstraram que o tabagismo provoca a contração das artérias, acelera a frequência cardíaca, reduz a quantidade de oxigênio que recebemos e por isso o coração tem que se esforçar muito para impulsionar o sangue, favorece a acumulação de gordura e a hipertensão. Não fume, cuide de seu sistema circulatório.

Consumo de alimento de fast-food

Os alimentos de fast-food como já sabe são ricos em gordura saturadas, açúcares refinados, sal e farinhas brancas, uma combinação muito tóxica para o nosso organismo. Tudo o que o corpo não pode gastar diariamente nos processos metabólicos é armazenado em forma de gordura nos tecidos do corpo, e se for muito também começam a recobrir os vasos sanguíneos e os órgãos. As artérias estreitas e pouco flexíveis são uma passagem segura para os problemas cardíacos. Evite a obesidade e faça com que em sua alimentação predominem as frutas, os vegetais e as fibras, os quais limpam o corpo expulsando tudo o que sobra.

Trabalhar em excesso

Se você não tira um momento para você, se você trabalha em excesso e suporta uma pressão no trabalho, familiar, emocional excessiva, tenha cuidado! Você está aumentando o risco de sofrer problemas cardíacos. O estresse é o culpado de muitos de nossos males: ele deprime o sistema imunológico, aumenta nossa susceptibilidade de sofrer infecções e o risco de sofrer infartos, devido a sua alta relação com as variações na pressão arterial. Precisamos descansar desfrutar dos prazeres da vida, dedicar pelo menos uma hora do dia para nós mesmos, desfrutar de nossa família, dos amigos. Cuide da sua saúde mental e faça exercícios de relaxamento. Diga não ao estresse.

Não dormir

Dormir
Precisamos dormir 8 horas por dia para cuidar do coração, assim o corpo pode se preparar para um novo dia de trabalho. Os transtornos hormonais provocados pela falta de sono podem provocar lesões em seu coração e afetar seu sistema circulatório.

Tomar pouca água

Tomar pouca água favorece a acumulação de substâncias tóxicas em nosso organismo. Se você quer ajudar seu coração e favorecer a circulação beba muita água, desta maneira favorecerá a eliminação de resíduos.

Álcool

Alcohol
O consumo habitual de álcool pode danificar gravemente o fígado e o coração. Tenha um estilo de vida saudável e evitará sofrer problemas cardíacos.

A alimentação vegetariana

Apesar de ser excelente, a alimentação estritamente vegetariana, sem os devido acompanhamento de um profissional de nutrição, pode provocar carência de vitamina B12, a qual afeta o sistema cardiovascular. Faça uma dieta balanceada e saudável.

Palavras finais

Esperamos que este artigo tenha sido proveitoso para identificar as ações de sua vida cotidiana que estão afetando sua saúde. Se você quer ser saudável e evitar os problemas cardíacos basta:


  1. Comer uma dieta rica em frutas, vegetais, proteínas e fibras. Potenciará seu músculo cardíaco.
  2. Reduza a ingestão de gorduras, açúcar e sal.
  3. Tome mais de dois litros de água por dia.
  4. Faça exercícios físicos regularmente, pode ser uma caminhada, corrida, natação, o que mais gostar.
  5. Evite o excesso de estimulante como o chá e o café.
  6. Evite o estresse.
  7. Faça exercícios de relaxamento.
  8. Durma o tempo necessário.
  9. Não fume.
  10. Evite o álcool.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Inspirações da vida!


Hoje acordei inspirada e resolvi retomar meu blog, como muitos tem preguiça de ir a primeira postagem e saber o que se trata, eu explico. Fiz este blog aos 35 anos quando tive meu infarto, foi um susto pois nunca fui uma pessoa que usa drogas parei de fumar a 15 anos e fazia academia, este é um resumo e quem tiver mais interesse volta lá no inicio e lê um pouco mais do episódio.
Bem o que me fez voltar para o blog foi um assunto ontem na academia de duas meninas lindas que estavam na minha frente malhando, elas falavam de pesos que cada uma conseguia levantar, falavam de metas para o verão, medidas ou seja o assunto era apenas a busca do corpo perfeito. Pensei que merda né as pessoas não todas mas grande maioria jovem busca apenas só corpo perfeito em uma academia ninguém busca saúde. Mas infelizmente ninguém está interessado na tua saúde e sim no teu corpo, se tem peitos, barriga , bunda e por ai vai... Bem então e vou mudar o assunto agora nada de peitos, bunda barriguinha seca e marcadinha.
Tenho 39 anos e a quase dois anos eu estava casada ( a 18 anos) e minha vida era filhos, marido, trabalho e nossa programação COMER. Tudo girava em torno da comida acabei adquirindo 90kilos o que me causou muitos problemas de saúde inclusive o infarto. Demorei a acordar mas um dia despertei para mim quando me olhei no espelho e disse: Essa não sou eu e nunca mais será. Busquei a ajuda de uma Nutricionista e fui atrás do tempo perdido e da saúde principalmente pois ja estava cansada de tantas medicações para hipertenção, colesterol, anticoagulante etc... Se passou um ano e segui tudo dieta (acompanhamento mês a mês) , academia todos os dias inclusive aos finais de semana, até que no final de 2013 aconteceram coisas que me levaram a uma depressão profunda e eu estava disposta e desistir de tudo, mas não fui para a casa dos meus pais no litoral e começei a cuidar mais de mim ainda apesar da tristeza e pouca força. Passei um mês caminhando na beira do mar e fazendo ginastica em casa todos os dias a legítima vida saudável e nada melhor para juntar forças novamente. Voltando para Porto Alegre e Começando um a nova vida fui aos exames de rotina que faço de seis em seis meses com meu cardiologista, para minha surpresa estava tudo maravilhoso e minha pressão estava até baixa, tudo excelente, fomos a balança 30 kilos a menos e o melhor de tudo uma medicação a menos parta tomar. Bem hoje minha vida com certeza tem mais sentido pois tenho filhas pequenas que dependem da minha saúde pois preciso dela para cuidar da casa e das crianças. O que quero dizer com tudo isso? Bem um corpo sarado é lindo chama atenção mas mais que um corpo sarado temos que cuidar da nossa cabeça pois de nada adianta um corpo bonito uma cabeça vazia. Coisas que a vida nos ensina na marra ;)