sexta-feira, 18 de junho de 2010

Felicidade é bom e faz bem à saúde!

Resolvi escrever sobre a Felicidade hoje porque ganhei do meu marido de dia dos namorados um livro do Dalai Lama "A arte da felicidade", confesso estou amando o livro. Como minhas leituras não se limitam apenas nos livros que estou lendo eu sempre procuro explicações e mais opiniões na internet , vi este artigo que me chamou a atenção:



"A felicidade protege contra ataques cardíacos".

As pessoas que são mais felizes e satisfeitas com a vida têm um menor risco de
desenvolver doença arterial coronariana (obstruções nas artérias do coração por placas de gordura), quando comparadas com aquelas que tendem a ser menos felizes.Esta é a conclusão principal de um grande estudo realizado no Canadá.O estudo concluiu que o afeto positivo foi associado com uma redução da incidência de obstruções coronarianas (principal causa do infarto do miocárdio ou ataque cardíaco), após 10 anos de acompanhamento clínico.Pesquisadores da Universidade de Columbia (Nova York, Estados Unidos) seguiram clinicamente 1.739 adultos que não tinham histórico prévio de doença arterial coronariana.Os participantes foram submetidos à entrevistas estruturadas para avaliar suas reações em várias situações, utilizando uma escala de até 5 pontos ( 0 ponto, ou seja, nenhuma emoção positiva expressa, até 5 pontos, ou seja, um afeto extremamente positivo).O grau que os participantes expressaram as sua emoções positivas, quer verbalmente, em seu comportamento ou no tom das respostas, foi criteriosamente avaliado.Além disso, os pesquisadores avaliaram três medidas relacionadas ao afeto negativo, ou seja, depressão, hostilidade e ansiedade. Foram registrados 155 (8,3%) eventos agudos não fatais ou fatais de isquemia miocárdica (infarto do miocárdio, por exemplo) durante a observação, ou seja, uma taxa de incidência de 9,72 eventos por 1.000 pessoas/ano.Modelos de riscos proporcionais mostraram que, após o ajuste para idade, sexo, fatores de risco cardiovascular e os sintomas de afeto negativo, a taxa incidente de doença arterial coronariana foi 22% menor para cada aumento de 1 ponto na pontuação de afeto positivo.

Minha maior felicidade hoje é estar viva junto da minha família que eu amo tanto !

Fonte: European Heart Journal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário