quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sushi pode!

Hoje dia 9 de junho acordei bem mais disposta, minha pressão está cada dia melhor. Estou me adaptando a comida com quase nada de sal. Posso consumir apenas 1g de sal em um prato de comida.
Uma dica de como medir é usar a tampinha da caneta BIC, ela cabe direitinho 1g. Depois do prato servido coloco aquele sal um pouco em cada cantinho do prato. A gente acaba acostumando, confesso que ja estou gostando dessa alimentacão mais natural. Até posso passar pra vocês o que eu comi ontem. Hoje o almoço estava uma delícia até porque minha mãe que esta dando uma força para meu marido é que faz minha comida todos os dias, e ela é uma super cozinheira.

Café da manhã: Mamão cortadinho com aveia, suco de soja, pão integral de preferência com mínimo de sódio com queijo quark e ainda um copinho de iogurte.

Almoço: Um bifinho bem magro ,
Arroz integral com caldo de feijão,
Saladas diversas e um soufle de claras com cenoura maravilhoso.

Sobremesa: Gelatina diet com maça picadinha , perfeito.

Lanche da Tarde: Iogurte com aveia

Janta: Sashimi e sushi os mais leves com atum que tem zero gordura
e depois tomei um suquinho de soja antes de dormir.

Gente, precisa coisa melhor? Isso é pra mostrar que podemos comer super bem e ao mesmo tempo cuidar da nossa saúde perfeitamente.

E por falar em sushi coloquei aqui em baixo alguns valores calóricos deste prato maravilhoso e que faz tão bem .

Sushi e Sashimi na nutrição

Atualmente o sushi é considerado uma comida japonesa, embora a sua origem não seja totalmente conhecida, foi no Japão que o sushi foi cultuado e onde é mais consumido.

O sushi é o casamento do arroz com o peixe cru. Este surgiu de forma a conservar o peixe e o arroz no tempo em que ainda não existia refrigeração, eram embalados em caixas de madeira, pois o ácido láctico produzido pelo arroz durante a fermentação ajudava a preservar o peixe.

O sushi é actualmente popular, não só pela sua apresentação e sabor mas também por ser considerada uma comida muito saudável. Uma das características da cozinha japonesa consiste na preparação dos ingredientes de modo a conservar a sua frescura, realçar o seu aroma e sabor. A dieta japonesa é muito saudável pois contem todos os nutrientes necessários numa refeição e possui alguns alimentos com propriedades muito benéficas ao organismo.

A comida japonesa é essencialmente composta por

  • Peixe - que é uma excelente fonte de proteína e a melhor de ómega 3, um tipo de gordura benéfica para o coração, que reduz o colesterol e a pressão arterial.
  • Algas - possuem vitamina C (importante para potencializar o sistema imunológico).
  • Gengibre (Shoga) - Utilizado para tempero age como antibiótico, anti-inflamatório e é antioxidante (combate o envelhecimento das células). É um óptimo digestivo
  • Soja - Reduz os níveis de colesterol LDL (mau) no sangue, evitando a acumulação de placas de gordura nas artérias.
  • Cogumelos - possuem ácido glutâmico que auxilia o sistema imunológico.
  • Chá verde - Ajuda no bom funcionamento digestivo, por causa da presença de substâncias chamadas catequinas. Possui também, uma acção bactericida e antioxidante e impede a proliferação de células cancerígenas.
  • Hortaliças - possuem bastantes fibras que fazem bem ao organismo, melhorando o funcionamento intestinal e controlando os níveis de glicose e colesterol no sangue.
  • Moyashi (rebentos de soja) - é um alimento rico em fibras e vitamina C. É consumido cru ou cozido, com carnes e legumes. Aumenta a produção de células de defesa do organismo.
  • Tofu (queijo de soja) - É fonte de proteína, minerais e vitaminas. Ameniza os sintomas da menopausa, protege contra o cancro e previne a osteoporose, é uma importante fonte de cálcio.
  • Arroz - Possui ferro, fibras, tiamina e niacina. Contém ainda a maioria dos aminoácidos essenciais e é também um hidrato de carbono (fonte principal de energia).
  • Missoshiro (Sopa de soja) - É composto por pasta de soja, algas, vegetais, tofu e peixe desidratado. É considerado um antioxidante, e garante o bom funcionamento do intestino e do cérebro. A soja é rica em isoflavonas (auxiliam na redução dos níveis de colesterol). Previne também doenças de coração e alguns tipos de cancro.

No entanto, mesmo fornecendo diversos nutrientes, o homem não pode viver só de sushi e sashimi, porque esta dieta japonesa é deficiente em ferro, pois não possui carne vermelha, a principal fonte de ferro). A falta de ferro é a causa mais comum da verdadeira anemia. Por isso é importante a variação e o equilíbrio na dieta com todos os alimentos essenciais para suprir as necessidades de cada um de nós.

Outro aspecto negativo é o shoyu (molho de soja) que ingerido em excesso auxilia na retenção de líquidos, devido á elevada quantidade de sódio que possui.

Apesar de todos estes factores negativos o sushi é uma comida leve e natural, de rápida digestão do organismo, é pobre em gorduras e calorias, e é a prefeita combinação entre proteínas (peixe cru), hidratos de carbono (arroz) e fibras (algas). No entanto deve-se ter cuidado com as frituras como o tempura e sushis que são fritos ou que contêm cream cheese ou maionese, porque neste caso temos mais a união do lipído que pode ser prejudicial.

Em geral é uma alimentação muito saudável e variada que utiliza 5 sabores básicos nos seus pratos: ácido, amargo, doce, quente e salgado. Existem vários tipos de preparação do sushi de acordo com calorias e recheio.

O Sushi pode ser definido como um bolinho de arroz coberto por peixes ou frutos do mar crus. Há, no entanto, vários tipos de sushis, que mudam de nome conforme a forma de preparo ou os ingredientes utilizados:

  • Niguiri: Pequenos bocados de arroz recobertos com fatias de peixes ou frutos do mar crus, sendo os mais comuns os de atum, camarão, enguia, lula, polvo, salmão e omelete;
  • Gunkan: Arroz enrolado por algas marinhas e recheado com peixe cru, frutos do mar, ovas de peixes ou legumes;
  • Uramaki: É um sushi às avessas. Neste tipo, o arroz recobre as algas, que, por sua vez, são recheadas com vários tipos de peixes, legumes e até frutas. No Brasil, a manga é utilizada na confecção deste tipo de sushi;
  • Temaki: Cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes;
  • Chirashi: peixes, frutos do mar e legumes espalhados por sobre o arroz de sushi.

O Sashimi são fatias de peixe cru degustadas com shoyu (molho de soja) e wasabi (raiz forte). Os japoneses comem alguns diferentes tipos de peixes crus. É óbvio que o peixe tem de estar o mais fresco possível:

  • Maguro: Atum;
  • Toro: Atum gordo (parte nobre);
  • Ika: Lula;
  • Ebi: Camarão;
  • Saba:cavalinha (espécie de peixe);
  • Shake:salmão.

A Tempura são frutos do mar e vegetais panados e fritos em óleo fervente. Foi introduzido no Japão pelos portugueses. Hoje em dia, tornou-se um dos pratos mais populares do Japão, e também, bem conhecido no mundo todo.

As Algas (kaiso) são uma importante parte da dieta japonesa, por ser muito rica em minerais. Várias espécies de algas são comidas de diferentes maneiras.

  • Nori: É a mais comum. São lâminas secas e finas de algas usadas nos “rolinhos” e em outros tipos de sushi.
  • Wakame: É utilizada nas sopas como a de misô ou em alguns tipos de saladas.
  • Kombu: É utilizada como ingrediente básico de sopas;

O Wasabi é um dos principais temperos da culinária japonesa. Feito de uma raiz forte, costuma ser utilizado em forma de uma pasta como condimento em sashimis e sushis. De qualquer forma, wasabi é também muito usado em outros pratos japoneses.

O Saquê é feito de arroz e água. Há vários tipos regionais de saquê. Sua graduação alcoólica varia entre 10 e 15% e pode ser servido quente ou gelado. Costumam ser servidos em pequenos potes ou em um recipiente chamado masu.

O Shari é o arroz preparado para confecção de Sushi.

Alguns tipos de sushi:

Um comentário: