quarta-feira, 16 de junho de 2010

Peso , meu maior inimigo!

Hoje eu acordei naqueles dias terríveis pensando logo no meu tamanho e em como eu estou parada sem me exercitar. Agora posso caminhar apenas 10 minutos quase nada gasta nenhuma caloria. Apesar de estar comendo coisas mais saudáveis e menos eu ainda não vi uma redução gratificante de peso, e como eu tenho que me cuidar preciso reduzir medidas urgente .Começo a ficar meio paranóia com isso, procuro maneiras e mais maneira mas como diminuir tão rápido ficando parada? isso me da uma angústia terrível. Andei olhando algumas dicas de médicos em sites e claro todos dizem que devemos procurar uma nutricionista para nos preparar uma dieta de acordo com nossas medidas. Esta semana sem escapar terei que conseguir uma com a máxima urgencia e ir consultar .

A alimentação é a primeira conduta para atingir uma vida mais saudável.

Uma dieta com menos gordura animal (saturada) e colesterol, menos calorias e mais rica em verduras, legumes e trutas (fibras) pode atenuar o aparecimento da aterosclerose e das doenças coronárias.

Seguir uma alimentação balanceada e adequada não significa renunciar aos alimentos mais gostosos, basta prepará-los de forma diferente e incorporar alguns hábitos novos para reduzir os riscos de infarto.

O que é colesterol?

O colesterol cumpre funções importantes como a produção de hormônios, a fabricação de vitamina D e o transporte de gorduras do intestino para o fígado, músculos e tecido adiposo. Entretanto, quando em excesso, o colesterol pode causar doenças como a aterosclerose, que é a deposição de placas de gordura na parede das artérias e que pode levar ao infarto e ao derrame.

Qual a diferença entre o LDL e o HDL?

O LDL é conhecido popularmente como “colesterol ruim”, pois seu acúmulo bloqueia o fluxo sangüíneo e estreita as artérias. O HDL é conhecido popularmente como “colesterol bom Tem a função de conduzir o colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito".

Certos componentes alimentares (denominados funcionais) têm mostrado melhorias na saúde tornando-se ótimas alternativas dietéticas:

- Óleo de peixe: rico em ácidos graxos ômega — 3, podem melhorar
o perfil lipídico e reduzir a pressão arterial;

- Soja: leguminosa rica em isoflavonas e fibras exerce ação sobre as gorduras do sangue;

- Fitosteróis: são extratos vegetais naturais de semente de girassol e grãos de soja que reduzem a absorção do colesterol;

- Alimentos antioxidantes: são substâncias que amenizam a oxidação celular,
reduzem a presença de radicais livres prevenindo o aparecimento da aterosclerose.

Para seguir uma alimentação mais saudável procure comer devagar e mastigar bem os alimentos fazendo 5 a 6 pequenas refeições por dia. Faça três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) intercaladas com pequenos lanches (uma fruta, um suco de frutas ou um iogurte desnatado) no meio da manhã e no meio da tarde, completando assim uma dieta mais saudável.


Fonte: Uniclínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário