sexta-feira, 18 de junho de 2010

Será que eu faço exercício hoje?


Todos nós sabemos que exercício físico é essêncial ao nosso coração, mas o que muitas pessoas não sabem é como eles devem ser feitos e com que frequência devemos nos exercitar. Foi pensando nisso que eu resolvi correr atrás de respostas na internet pois tenho muitos amigos que fazem esporte e exercícios físicos apenas uma vez por semana.

EXERCICIO E CORAÇÃO
Autor: Prof. Dr. Domingo Marcolino Braile - Cirurgião Cardiovascular

A maioria de nós só anda de carro e elevadores e ficamos em casa ou no escritório sentados. Outros acham que, por terminarem o dia cansados, já fizeram exercícios que bastasse. No entanto, isso é inatividade física, o que é bastante prejudicial à saúde e aumenta o risco de ataque cardíaco. A pesquisa científica já provou que, comparada com a que faz exercícios regularmente, a pessoa de pouca ou nenhuma atividade física tem maior risco de ter um ataque cardíaco e maior risco de morrer imediatamente após o ataque cardíaco. Além disso, o exercício regular ajuda a controlar a pressão alta, o vício do fumo, e a diabete, a obesidade e as altas taxas de gordura no sangue.

Mas, todo mundo pode fazer exercícios? Se não houver contra-indicação médica, todos podem fazer exercícios? Se não houver contra-indicação médica, todos podem se exercitar. Quem deve consultar o médico antes de iniciar um programa de exercícios? Todos aqueles que tem qualquer problema cardíaco já conhecido, aqueles que tem dor no peito ou nos braços, ou falta de ar aos esforços, os que tem tonturas freqüentes, os que tem pressão alta ou nunca mediram a pressão, os que tem problemas nas juntas (articulações), os maiores de 60 anos que não estejam acostumados a exercícios, os que tem história familiar de enfarte ou angina abaixo dos 50 anos e os que tem problemas médicos que exigem recomendações especiais para exercitar-se. Todos esses devem consultar um médico antes de iniciar um programa de exercícios.

Qualquer exercício é bom para o Coração? O exercício para ser benéfico para o Coração e Pulmões, tem que preencher 3 condições: ser enérgico (que torne as pulsações do Coração mais rápidas, de 30 a 50 por minutos); ser mantido (por 15 a 30 minutos sem interrupção ) e ser regular (repetido pelo menos 3 vezes por semana).Qualquer exercício com essas características poderá ser realizado: andar de bicicleta, jogar tênis, futebol, pular corda, bicicleta estacionaria, ginastica. Exercício de pouco esforço ou muita interrupção não serve (por exemplo, andar lento, golfe, tênis em duplas, boliche, voleibol). Qualquer exercício uma só vez por semana, além de não adiantar nada, pode ser prejudicial, porque a pessoa sempre fará esforço intenso, sem condicionamento físico.

Decida-se hoje mesmo a iniciar um programa racional de exercício. Escolha o de sua preferência, consulte o seu médico, se for o caso e comece progressivamente, sozinho ou em grupo. Comece por exemplo, com 5 minutos de aquecimento (ginastica ou alongamento ou andar a passo moderado) seguidos de 15 minutos de esforço mais enérgico e termina com 5 minutos de desaquecimento. Faça isso ao menos 3 vezes por semana, aumentando progressivamente, o tempo do esforço enérgica cada semana, ate atingir 30 minutos por dia.Se você for obrigado a interromper por vários dias, recomece em nível inferior de esforço e vá aumentando novamente, progressivamente. Não tenham pressa, seja cauteloso. Esse programa é para toda a vida. Faça-o interessante e desejável.


Dedico este post ao meu marido Daniel Marvel e ao meu amigo Rafael Greiner.

Fonte: http://www.braile.com.br/saude/prof005.htm

2 comentários:

  1. Belo post,

    eu tô precisando voltar para a Academia. O mesmo digo as minhas corridas matinas, não sei se justifica, mas "ando" sem tempo, rs!

    Um abs,
    Infartei..seu blog é ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rodrigo, fico feliz por estar ajudando com minhas postagens!
    Um Abraço.

    ResponderExcluir